Oii, que bom ter você aqui no Organizze!
Eu sou o Henrique - o moço do suporte - e tô aqui pra te ajudar com os seus primeiros passos dentro da conta.
Quando você acessa o Organizze pela primeira vez, um mini tutorial de 4 etapas é apresentado a você:
1. Como criar seus lançamentos:
2. Onde visualizar os lançamentos criados:
3. Onde visualizar seus relatórios de gastos:
4. Onde criar e visualizar suas metas de despesas:
Depois desse rápido tour pelo tutorial, é hora de aprender como começar a usar o Organizze.
Nessa página, eu vou te ensinar a:
Preencher o seu perfil
Você acabou de criar a sua conta, mas e agora? O que fazer primeiro?
Bom... primeiro recomendo que olhe tudo, pode fuçar a vontade (a gente não liga). Acesse o seu perfil, configurações, relatórios, o que você quiser. Foi assim que eu fiz. :)
Depois de fuçar tudo, fui até o meu perfil e comecei a preenchê-lo. Que tal fazer o mesmo? Se você já preencheu o seu perfil, pule para o próximo passo aqui.
Pra acessar seu perfil, clique em: > Clique na sua fotinho.
Depois, adicione uma foto top, clicando em Alterar imagem. Assim o Organizze fica a sua cara (sacou?). 😎
Aí é só preencher as demais informações como data de nascimento e clicar em: Salvar.
Configurando a sua conta
Agora que o teu perfil tá lindo, bora configurar a sua conta?
Aqui vou te ensinar a configurar esses 4 itens:
Contas
Na versão free, é possível criar até duas contas, mas por padrão você já inicia com a Conta Inicial.
É possível editar essa conta pra uma que você tenha, como por exemplo: Bradesco, Itaú, NuConta. Pra isso, é só segurar por alguns segundos o dedo em cima da conta inicial e depois clicar em: Editar conta.
Eu por exemplo editei a conta e dei o nome de Dinheiro, porque queria gerenciar meus gastos com meu dinheiro em espécie.
Depois disso, criei a minha segunda conta, clicando na minha fotinho > Contas > +.
Escolhi que ela era do tipo: conta corrente, escolhi o ícone, adicionei as demais informações e cliquei na bolinha verde pra salvar.
Depois disso, minha tela inicial ficou assim:
Cartões de crédito
Na versão free, você pode cadastrar apenas um cartão de crédito.
Assim como as contas bancárias, eu cadastrei todo o meu cartão - nem preciso falar que recomendo fazer o mesmo, né? :)
Pra adicionar o seu cartão, é só clicar em Adicionar cartões e escolher a sua instituição financeira.
Depois, é só inserir os dados do seu cartão em salvar no botão verde.
Quando fiz isso, minha tela inicial (que chamamos de Visão Geral), ficou assim:
Subcategorias
Como as categorias no Organizze são fixas, você pode criar quantas subcategorias quiser.
Pra isso, clique na sua foto > Categorias > +subcategoria.
Aqui você pode criar quantas subcategorias quiser.
No meu caso: criei algumas que fui lembrando no momento e depois fui criando novas, conforme comecei adicionar as despesas.
Hoje minhas subcategorias estão assim:
Alertas
Pra ativar os alertas, acesse: Sua foto > Configurações: Alertas.
Como já aconteceu de eu esquecer de dar baixa em alguma despesa já paga ou de colocar que recebi o meu salário, fui até essa opção e ativei pra receber um lembrete no meu celular.
Usar o Organizze no seu dia a dia
Depois de fazer SÓ isso, você já pode adicionar suas receitas e despesas.
É importante saber que receita é todo dinheiro que você ganha, por exemplo o seu salário. Já os seus gastos devem ser criados como despesas.
Com isso em mente, eu comecei a criar todas as minhas despesas fixas. Sabe aquelas despesas que você precisa pagar todo mês como a conta de luz, aluguel, conta do celular? Então...inseri todas elas primeiro. Se funcionou pra mim, pode funcionar pra você.
Dica: Como o valor dessas despesas fixas podem variar, insira um valor que normalmente é o que você paga e depois o altere quando a conta chegar na sua casa.
Exemplo, pra criar a despesa que tenho com o aluguel, cliquei em + > Despesa.
Aí eu cadastrei todas as informações desejadas e como é uma despesa que eu terei todo mês, marquei como um lançamento Fixo mensal.
Depois de cadastrar todas as minhas despesas fixas, cadastrei as parceladas.
IMPORTANTE: É necessário inserir o valor total da compra parcelada, pois quando você sinalizar a quantidade de parcelas, o Organizze automaticamente vai dividir o total entre elas.
Se você seguiu todas essas dicas, então as suas despesas fixas e parceladas estão no seu Organizze, né? Agora você pode colocar o resto dos seus lançamentos (despesas e receitas) na sua conta e deixá-la em dia.
Manter o Organizze atualizado (dicas)
Tá com o Organizze mais ou menos em dia? Então agora é a hora de manter a disciplina!
Aqui vão algumas dicas de como consigo deixar a minha conta em dia com a minha situação atual:
- Lance todas as suas despesas diariamente pelo celular ou computador.
- A noite, antes de dormir, dá uma conferida na carteira. Vê se não esqueceu de anotar ou dar baixa em nada.
- Faça a conciliação bancária pelo menos uma vez por semana, para checar se nada passou batido (via computador).
- Se você movimenta pouco o seu Organizze, faça a conciliação bancária uma vez por mês (via computador).
- Se você criou Metas, uma vez por mês configure as do mês seguinte, diminuindo um pouco as despesas pra deixar uma reserva financeira um pouco maior que a do mês anterior.
Espero que as minhas dicas te ajudem! Não é necessário seguir tudo que escrevi a risca. Você pode adaptá-lo de acordo com a sua necessidade. O importante é deixar as suas finanças em dia! ;)
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