Nos relatórios utilizamos duas abordagens do mundo contábil, que apresentam diferentes formas de registrar as transações financeiras. As abordagens são o regime de caixa e o regime de competência:
Regime de Caixa: O regime de caixa, como o próprio nome sugere, baseia-se na entrada e saída efetiva de recursos financeiros. Nesse método, as transações são registradas no momento em que o dinheiro é efetivamente recebido ou gasto. Portanto, as receitas são reconhecidas apenas quando o pagamento é realizado, e as despesas são consideradas somente quando o valor é pago.
Regime de Competência: Em contrapartida, o regime de competência leva em consideração não apenas a transferência efetiva de dinheiro, mas também o momento em que as transações são realizadas, independentemente dos pagamentos. Nesse método as despesas e receitas são reconhecidas quando são incorridas, independentemente do pagamento ou recebimento efetivo.
Ao comparar o Relatório de Entradas X Saídas e o Relatório de Categorias, você pode perceber que existe uma diferença entre o saldo dos dois relatórios. Isso acontece porque cada relatório segue um regime de dados diferente.
O relatório de Entradas x Saídas segue o regime de caixa (que é quando realiza o pagamento) e o relatório de Categorias segue o regime de competência (que é quando a despesa foi realizada).
Ná prática: na sua fatura do mês de janeiro consta os lançamentos feitos em dezembro. Sendo assim, os lançamentos do cartão de crédito vão constar no relatório de Categorias de dezembro e no relatório de Entradas x Saídas no mês de janeiro.
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