Oii, que bom ter você aqui no Organizze!

Eu sou a Yandra - a moça do suporte - e tô aqui pra te ajudar com os seus primeiros passos dentro da conta.

Nessa página, eu vou te ensinar a:

  1. Preencher o seu perfil
  2. Configurar a sua conta
  3. Usar o Organizze no seu dia a dia
  4. Manter o Organizze atualizado (dicas)

Vamos lá?

Preencher o seu perfil

Você acabou de criar a sua conta, mas...e agora? O que fazer primeiro?

Bom..primeiro recomendo que olhe tudo, pode fuçar a vontade (a gente não liga). Acesse o seu perfil, configurações, relatórios, agenda, o que você quiser. Foi assim que eu fiz. :)

Depois de fuçar tudo, fui até o meu perfil e comecei a preenchê-lo. Que tal fazer o mesmo? Se você já preencheu o seu perfil, pule para o próximo passo aqui.

Adicione uma foto lindona, assim o Organizze fica a sua cara (sacou?). Depois coloque o seu nome e sobrenome, tipo assim:

Ah! Reparou que logo abaixo dessas informações, tem o campo “Contas que eu participo”? Nesse espaço, você consegue ver todas as contas que criou vinculadas ao seu e-mail. Ou então, criar uma nova (se quiser).
Se você tá se perguntando se é possível ter mais de uma conta utilizando o mesmo e-mail, a resposta é sim! Mas isso é papo pra outra hora.

Configurar a sua conta

Agora que o teu perfil tá lindo, bora configurar a sua conta?

Você consegue configurar esses 5 itens:

  1. Preferências
  2. Contas
  3. Cartões de crédito
  4. Sub-categorias
  5. Alertas

Preferências

Eu recomendo que você deixe a configuração dos Lançamentos pra depois. Comece a usar o Organizze primeiro e depois, se precisar, você vem aqui mudar algo de acordo com a sua necessidade.

Contas

Para criar sua(s) conta(s), é só clicar no ícone da coroa - localizada no canto superior esquerdo da tela - e depois em: Contas.

Aqui eu cadastrei todas as minhas contas bancárias, poupança e carteira. Recomendo que faça o mesmo.

Essa é a minha tela de contas:

Cartões de crédito

Para criar seu cartão de crédito, clique no ícone da coroa - localizada no canto superior esquerdo da tela - e depois em: Cartões de crédito.

Assim como as contas bancárias, eu cadastrei todos os meus cartões de crédito. Nem preciso falar que recomendo fazer o mesmo, né?

Notou que eu coloquei entre parênteses o banco nos dois cartões Visa? Fiz isso pra não me confundir na hora de lançar uma despesa no cartão. #FicaDica

Sub-categorias

Como as categorias no Organizze são fixas, você pode criar quantas sub-categorias quiser.
Pra isso, acesse: Configurações > Categoria.

Aqui você pode criar quantas sub-categorias quiser.

No meu caso: criei algumas que fui lembrando no momento e depois fui criando novas, conforme comecei adicionar as despesas.

Hoje minhas sub-categorias estão assim:

Alertas

Pra ativar os alertas, acesse: Configurações > Alertas.

Como já aconteceu de eu esquecer de dar baixa em alguma despesa já paga ou de colocar que recebi o meu salário, fui até essa opção e ativei pra receber um lembrete no meu e-mail toda segunda (que é o dia em que eu reviso todo o meu Organizze).
Você pode selecionar quantos dias da semana quiser e também, pode ativar pra receber um alerta no canto da tela do computador, mesmo quando o Organizze estiver fechado.

Usar o Organizze no seu dia a dia

Depois de fazer SÓ isso, você já pode adicionar suas receitas e despesas lá na página de Lançamentos.

Quando eu cheguei nos Lançamentos, comecei a lançar todas as minhas despesas fixas. Sabe aquelas despesas que você precisa pagar todo mês como a conta de luz, aluguel, conta do celular? Então..inseri todas elas primeiro. Se funcionou pra mim, pode funcionar pra você.
Dica: Como o valor dessas despesas fixas podem variar, insira um valor que normalmente é o que você paga e depois o altere quando a conta chegar na sua casa.

Depois de cadastrar todas as despesas fixas, cadastrei as parceladas.
IMPORTANTE: Não coloque o valor total da compra parcelada, apenas o valor da parcela, ok?

Se você seguiu todas essas dicas, então as suas despesas fixas e parceladas estão no seu Organizze, né? Agora você pode colocar o resto dos seus lançamentos (despesas e receitas) na sua conta e deixá-la em dia.

Depois de fazer isso, que tal baixar o nosso app? Assim você consegue lançar todas as suas despesas na mesma hora em que tá fazendo a compra.

Se você tem Android, clique aqui pra baixar.
Se você tem iPhone, clique aqui pra baixar.
Se você tem Windows Phone, clique aqui pra saber porque não temos um app pra essa plataforma.

Manter o Organizze atualizado (dicas)

Baixou o aplicativo? Tá com o Organizze mais ou menos em dia? Então agora é a hora de manter a disciplina!

Aqui vão algumas dicas de como consigo deixar a minha conta em dia com a minha situação atual:

- Lance todas as suas despesas diariamente pelo celular ou computador.
- A noite, antes de dormir, dá uma conferida na carteira. Vê se não esqueceu de anotar ou dar baixa em nada.
- Faça a conciliação bancária pelo menos uma vez por semana, para checar se nada passou batido.
- Se você movimenta pouco o seu Organizze, faça a conciliação bancária uma vez por mês.
- Se você criou Metas, uma vez por mês configure as do mês seguinte, diminuindo um pouco as despesas pra deixar uma reserva financeira um pouco maior que a do mês anterior.

Espero que as minhas dicas te ajudem! Não é necessário seguir tudo que escrevi a risca. Você pode adaptá-lo de acordo com a sua necessidade. O importante é deixar as suas finanças em dia! ;)

Ah! Aproveita que você já tá por aqui e dá uma olhadinha no resto da nossa Central de Ajuda. Recomendo:

Lançamentos
Relatórios
Metas