Acesse a página de Lançamentos e depois, passe o mouse pelo + para escolher entre: despesa, receita e transferência.
Nesta página, você aprende a:
Lançar uma despesa
Clique em + > Despesa, para criar uma despesa.
Nessa janela, preencha todas as informações relacionadas a essa despesa, da seguinte forma:
- Descrição: Digite algo que facilite a identificação da despesa na listagem de movimentações. Por exemplo: Aluguel da casa, Telefone, Energia, etc.
- Valor: Insira o valor da despesa em questão. Se for uma despesa parcelada, escreva o valor total da despesa e selecione em quantas vezes o valor foi parcelado.
- Data: Selecione o dia, mês e ano de vencimento da despesa.
- Conta/cartão: Selecione a conta ou cartão que vai ser usado para pagar essa despesa.
- Categoria: Selecione uma categoria desta despesa. A categoria é uma forma de classificar despesas similares como salários, aluguel, alimentação etc.
- Repetir: Deve ser utilizado em caso de uma movimentação recorrente, ou seja, que irá ocorrer mais de uma vez, por ser uma despesa fixa ou parcelada.
- Observação: Para que você possa armazenar informações adicionais sobre uma movimentação, detalhes como método de pagamento utilizado, valor dos juros etc.
- Anexo: Para casos em que você deseja anexar algum comprovante, cupom etc, à sua movimentação. Você pode anexar mais de um arquivo em uma mesma movimentação.
- Tags: Servem como um complemento na hora de categorizar uma movimentação.
Quando terminar de preencher todas as informações necessárias, clique em "✓". Caso queira adicionar mais de uma despesa, clique em "Salvar e adicionar outra".
Lançar uma receita
Clique em + > Receita, para criar uma receita.
Nessa janela, preencha todas as informações relacionadas a essa receita, da seguinte forma:
- Descrição: Digite algo que facilite a identificação da receita na listagem de movimentações. Por exemplo: Salário, Empréstimo, etc.
- Valor: Insira o valor da receita em questão. Se for uma receita parcelada, inclua o valor total da receita.
- Data: Selecione o dia, mês e ano de vencimento da receita.
- Conta/cartão: Selecione a conta ou cartão que vai ser usado para receber essa receita.
- Categoria: Selecione uma categoria desta receita. A categoria é uma forma de classificar receitas similares como salários, etc.
- Repetir: Deve ser utilizado em caso de uma movimentação recorrente, ou seja, que irá ocorrer mais de uma vez, por ser uma receita fixa ou parcelada.
- Observação: Para que você possa armazenar informações adicionais sobre uma movimentação, detalhes como método de pagamento utilizado, valor dos juros etc.
- Anexo: Para casos em que você deseja anexar algum comprovante, cupom etc, à sua movimentação. Você pode anexar mais de um arquivo em uma mesma movimentação.
- Tags: Servem como um complemento na hora de categorizar uma movimentação.
Quando terminar de preencher todas as informações necessárias, clique em "✓". Caso queira adicionar mais de uma receita, clique em "Salvar e criar outra".
Lançar uma transferência
Clique em + > Transferência, para criar uma transferência.
Nessa janela, preencha todas as informações relacionadas a essa transferência, da seguinte forma:
- Saiu da conta: Selecione a conta de onde sai o dinheiro.
- Entrou na conta: Selecione a conta para onde vai o dinheiro.
- Descrição: Digite algo que facilite a identificação da transferência na listagem de movimentações. Por exemplo: Pagamento do cartão de crédito, aluguel, etc. Caso você deixe este campo em branco, o sistema preenche automaticamente utilizando o nome das contas envolvidas na transferência.
- Valor: Insira o valor a ser transferido.
- Data: Selecione o dia, mês e ano da transferência.
- Repetir: Deve ser utilizado em caso de uma movimentação recorrente, ou seja, que irá ocorrer mais de uma vez, seja ela fixa ou parcelada.
- Observação: Para que você possa armazenar informações adicionais sobre uma movimentação, detalhes como método de pagamento utilizado, valor dos juros etc.
- Tags: Servem como um complemento na hora de categorizar uma movimentação.
- Anexo: Para casos em que você deseja anexar algum comprovante, cupom etc, à sua movimentação. Você pode anexar mais de um arquivo em uma mesma movimentação.
Quando terminar de preencher todas as informações necessárias, clique em "✓". Caso queira adicionar mais de uma transferência, clique em "Salvar e criar outra".
Incluir um lançamento que se repete
Sabe aquela conta de energia, telefone, internet que você precisa pagar todo mês? Elas são apenas alguns exemplos de lançamentos que se repetem, por isso ao usar esse tipo lançamento você economiza o tão querido e precioso tempo.
Para cadastrar um lançamento que se repete, escolha a movimentação desejada (receita, despesa ou transferência), preencha todos os campos e em seguida clique em: Repetir.
Percebeu que ao clicar em "repetir", duas novas opções abriram? Ótimo! Agora vamos entendê-las:
- é uma despesa fixa: ao clicar nesta opção, opte entre anual, semestral, trimestral, bimestral, mensal, quinzenal, semanal ou diária.
- é um lançamento parcelado em: ao clicar nesta opção, você deve informar o valor total da compra e depois informar a quantidade de parcelas.
Obs: note que em caso de divisão não exata, a sobra será somada à primeira parcela.
Mais rápido e prático, né? 😎
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